Glossário

Buscar:

Categorias:

Glossário

Conheça alguns termos importantes para o Movimento AMPLIA

Juventudes

Existem diversas formas de ser jovem e muitos recortes de raça, gênero, classe, região, sexualidade que não permitem que consideremos esse grupo como homogêneo em suas vidas e vivências. Por isso utilizamos o termo juventudes no plural, a fim de abarcar todos esses recortes.

Equidade

A busca por igualdade e justiça por meio de processos e práticas que consideram que cada trajetória é individual. A equidade pressupõe que as pessoas não “partem do mesmo lugar” por conta da presença ou da falta de privilégios e que, portanto, as soluções para os desafios de cada indivíduo ou grupo devem ser pensadas de maneira estratégica e individualizada.

Identidade de gênero

Como a pessoa se sente e se percebe em relação a seu gênero. Por exemplo, se uma pessoa nasce com o sexo biológico feminino e se identifica como uma mulher, então ela é uma mulher cisgênero (ou simplesmente cis); se ela se identifica como um homem, então ela é um homem transgênero (ou simplesmente trans). Além de mulher/homem cis e trans, outras possibilidades de identidade de gênero são possíveis, como a não binária (que não se identifica como homem nem mulher) e a agênero, entre muitas outras.

Nome Social

É um nome que foi escolhido e pelo qual uma pessoa quer ser reconhecida e chamada. O nome social é extremamente importante para pessoas travestis e transgênero (ou simplesmente trans) e deve ser sempre utilizado, independentemente do nome que consta em documentos e registros formais.

Linguagem Inclusiva

A linguagem inclusiva é uma forma de utilizar a língua portuguesa para abranger todas as pessoas, sem especificar gênero e sem alterar a ortografia das palavras. Para isso, utiliza-se recursos como “estudantes” ao invés de “alunos” ou ainda “sejam bem vindas todas as pessoas” em vez de “sejam todos bem-vindos”. Ainda, é possível usar o “e” para substituir o uso de “o/a”, por exemplo: todes, ao invés de todos/as. 

Grupos minorizados

Grupos de pessoas que estão em uma situação de desvantagem em relação a outros grupos. Nem sempre são minorias numéricas, mas recebem tratamento discriminatório e sofrem prejuízos sociais, econômicos e de acesso ao poder. Há vários grupos minorizados no Brasil: pessoas pretas, pardas e indígenas, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas em situação de refúgio, pessoas LGBTQIA+, entre outros.

Referências

Mini Glossário Impulso Beta. Disponível em: https://conteudo.impulsobeta.com.br/glossario-diversidade

UOL. Guia ensina a usar linguagem neutra e inclusiva. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/amp-stories/guia-ensina-a-usar-linguagem-neutra-e-inclusiva/

Posts relacionados